Receba as Postagens por e-mail:

Delivered by FeedBurner



Estudo - A Alma dos animais.


"Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso
dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar.
Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar" 
( Chico Xavier )

Bem pessoal, já fazia algum tempo que eu não postava nenhum estudo, então alguns dias atrás em uma das diversas comunidades sobre Espiritismo no orkut foi lançada a seguinte pergunta : "O que acontece com nossos cães quano morrem ?"  que me motivou a criar esse post, no intuito de dabater e nos informar sobre o assunto. Espero que participem através dos comentários!

Vamos ao Livro os Espíritos , quando Allan Kardec formula a seguinte pergunta enumerada como a 597 .

"597. Pois que os animais possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação, haverá neles algum princípio independente da matéria?

“Há e que sobrevive ao corpo.”
Logo pela resposta dada pela falange de Verdade é que há um princípio inteligente nos animais que sobrevive à morte física. Mais adiante Kardec pergunta :

a) - Será esse princípio uma alma semelhante à do homem?
“É também uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta
palavra. É, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem
distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus.”

Fica evidente que nos animais há algum principio imortal que se pode chamar de "alma", dando suas devidas colocações que há um distância muito grande entre a Alma humana e a designada como "alma dos animais". Mas todas tendendo, como toda obra o Criador, ao progresso.

598. Após a morte, conserva a alma dos animais a sua individualidade e a consciência de si mesma?

“Conserva sua individualidade; quanto à consciência do seu eu, não. A vida inteligente lhe permanece em estado latente.”

Após o desencarne, a alma dos animais sobrevive e conserva suas indivualidades das suas existencias, mas a consciencia de si mesma não, sendo que a vida inteligente depende do corpo físico para se manifestar.

599. À alma dos animais é dado escolher a espécie de animal em que encarne?

“Não, pois que lhe falta livre-arbítrio.”

Os animais não escolhem em qual espécie vão encarnar e não estão sujeitos a provas e expiações, visto que lhes falta o livre-arbítrio.



600. Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem a achar-se,
depois da morte, nem estado de erraticidade, como a do homem?

“Fica numa espécie de erraticidade, pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e obra por sua livre vontade. De idêntica faculdade não dispõe o dos animais. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo do Espírito. O do animal, depois da morte, é classificado pelos Espíritos a quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente. Não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas.”

No estado de erraticidade da alma humana, o espírito entra em contato com os outros desencarnados, age e pensa por sua livre vontade enquanto os animais são conduzidos a uma nova encarnação quase que imediatamente, então não lhes é dado tempo de entrar em contato com as outras criaturas do mundo espiritual.

601. Os animais estão sujeitos, como o homem, a uma lei progressiva?

“Sim; e daí vem que nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados,os animais também o são, dispondo de meios mais amplos de comunicação. São sempre, porém, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem servidores inteligentes.” 

Nota de Allan Kardec : Nada há nisso de extraordinário, tomemos os nossos mais inteligentes animais, o cão, o elefante, o cavalo, e imaginemo-los dotados de uma conformação apropriada a trabalhos manuais. Que não fariam sob a direção do homem?


Como tudo no Universo, os animais tendem ao progresso, e em mundos mais adiantados, eles tem mecanismos que permitem melhor a comunicação com os homens encarnados nesses locais e são sempre porém inferiores ao homem como o mesmo é ao Criador.


602. Os animais progridem, como o homem, por ato da própria vontade, ou pela
força das coisas?

“Pela força das coisas, razão por que não estão sujeitos à expiação.”
Como não têm livre-abítrio, não escolhem as provas pelas quais devem passar para progredir, a alma dos animais está sujeito ao progresso pela força universal ou Lei do Progresso,

603. Nos mundos superiores, os animais conhecem a Deus?

“Não. Para eles o homem é um deus, como outrora os Espíritos eram deuses para o homem.”

Os homens sempre viram os Espíritos como seres superiores a eles, e como não conheciam as entidades os denominavam Deuses, oravam, cultuavam e faziam oferendas aos Espíritos que ali se manifestavam, à medida que os homens foram amadurecendo moralmente, começaram a entender o que é Deus. O mesmo ocorre com os animais em relação aos Homens, os veem como seres superiores e consequentemente como Deuses.

604. Pois que os animais, mesmo os aperfeiçoados, existentes nos mundos
superiores, são sempre inferiores ao homem, segue-se que Deus criou seres intelectuais perpetuamente destinados à inferioridade, o que parece em desacordo com a unidade de vistas e de progresso que todas as suas obras revelam.
/

“Tudo em a Natureza se encadeia por elos que ainda não podeis apreender. Assim, as coisas aparentemente mais díspares têm pontos de contacto que o homem, no seu estado atual, nunca chegará a compreender. Por um esforço da inteligência poderá entrevê-los; mas, somente quando essa inteligência estiver no máximo grau de desenvolvimento e liberta dos preconceitos do orgulho e da ignorância, logrará ver claro na obra de Deus. Até lá, suas muito restritas idéias lhe farão observar as coisas por um mesquinho e acanhado prisma. Sabei não ser possível que Deus se contradiga e que, na Natureza, tudo se harmoniza mediante leis gerais, que por nenhum de seus pontos deixam de corresponder à sublime sabedoria do Criador.”

Eis uma pergunta digna da sabedoria do Codificador. A humanidade ainda engatinha nos mistérios do universo, ao passo que  à medida que as almas vão se depurando, se libertando do orgulho, dos preconceitos e da ignorancia, conseguirão compreender a criação na sua máxima perfeição e sabedoria.

Bem pessoal, é esse o rápido e resumido estudo de hoje, espero ter contribuído para que todos entendam um pouco sobre a alma desses companheiros de evolução que nos auxiliam e nos dão tantos exemplos de humildade e amor verdadeiro.


"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto 
quanto o assassinato de um homem."
(Leonardo da Vinci)

Avalie

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Isso nos dá uma tranquilidade no que tange ao destino sublime e sempre evolutivo dos nossos entes animais que tanto amamos ... Obrigado Senhor Criador e Grande Arquiteto do Uiverso. Cuide sempre de nossos amigos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela excelente oportunidade de conhecimeno dada nesse blog!

    ResponderExcluir
  3. era o que eu procurava, obrigada pela orientaçao
    Uma pergunta.. os animais podem vir a encarnar como seres humanos? Conforme a evolução isso seria possivel?
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Danielle, conforme a consciencia em estado primitivo desperte e tome ciencia de sua individualidade, sim. Apartir desse estagio a monada deixa de ser uma "alma grupo" e passa a ser um espírito, passando a reencarnar em corpos humanos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. ....é verdade, amemos sempre nossos animalzinho,verdairos amigos, para sempre.

    ResponderExcluir
  6. ....é verdade, amemos sempre nossos animalzinho,verdairos amigos, para sempre.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, então quer dizer, que mesmo depois que eu for um desencarnado, não poderei contemplar aqueles que viveram em Terra comigo, aqueles que eu cuidei e tanto amei, já que eles não ficam no plano espiritual e já são de imediato, destinados à novos corpos-animais na Terra ?
    Porque, se lê: "Eles não ficam na erraticidade, vistos que logo que desencarnam, já são designados de imediato em novo encarne, em algum animal de sua espécie na Terra."

    Meus mentores não darão esse direito de abraçar os pequeninos que tanto amei ???

    ResponderExcluir
  8. Obrigada meu Deus por ter me feito ler esse post, agora em que perdi minha cachorrinha,minha filha,serzinho mais importante pra mim..jaja vc volta pra cá,meu amor!!!

    ResponderExcluir
  9. Aconteceu uma coisa horrível comigo ontem, eu fui sair com o carro e não vi que o meu gato estava escondido embaixo de uma peça mecânica, eu sempre olhava onde ele estava antes de sair, para isso não acontecer, mas ontem eu não fiz isso, e ele morreu atropelado, tive que assistir a sua morte sem nada poder fazer, eu so dizia descansa mimi, enquanto acariciava o seu pelo, estou me sentindo muito culpada pelo meu descuido, queria pedir perdão a ele, queria que ele reencarnasse e voltasse a viver comigo, ele é muito amado, onde estiver! Foi bom ler esse post! Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Deus lhe abençoe pelos esclarecimentos aqui dados.

    ResponderExcluir

Receba as Postagens por e-mail:

Delivered by FeedBurner